Documental

Palmital/SP

Capelas Rurais de Palmital/SP


Esta série fotográfica se iniciou em meados do ano de 2018 e teve como fio condutor a catalogação e mapeamento das capelas rurais de Palmital realizadas pelo cidadão palmitalense Fernando Vieira, um entusiasta e conhecedor da Zona Rural da cidade. Fernando teve como ponto de partida o catálogo de capelas rurais criado pelo artista palmitalense João Batista anos atrás, sendo que Fernando complementou o primeiro catálogo e me convidou para participar do projeto.


Fernando me levou às 33 capelas rurais existentes em Palmital. Nós percorremos todas as águas do município como a Água da Aldeia, Água das Três Ilhas, Água Bonita, Água da Fartura etc. Uma jornada de muitos quilômetros.


Historicamente, tais capelas representam o cerne da vida social e cultural de Palmital, cuja fundação ocorreu no início do século XIX, as quais eram conduzidas pela produção agrícola e pela fé, representada pela devoção aos santos católicos e pelas festividades religiosas. Deste ponto de vista, as capelas rurais registradas neste trabalho, são parte fundamental da vida cotidiana da sociedade palmitalense, a qual girava em torno do trabalho, da participação em missas e de festas destinadas a santos.


Com o desenvolvimento da produção agrícola e com o êxodo rural dos anos 70, grande parte dos moradores da zona rural mudaram-se para a cidade e com elas foram as tradições e festas religiosas. 


Em contrapartida, a maioria das capelas rurais não foram conservadas no decorrer dos anos, sendo que, algumas delas hoje são ruínas do que foram um dia. No entanto, há exceções pois parte das capelas localizadas em propriedades rurais ativas e que possuem condições de realizar manutenção delas, as mantém em boa situação física e estética.


As imagens capturadas nesta série representam a história e a memória coletiva de nossa cidade, criando possibilidades de análise e de compreensão do nosso passado através dos "Lugares de Memória" em que consistem estas igrejas, abrindo espaço para discursos de seus antigos moradores e para o imaginário de nossos jovens palmitalenses.


O registro de todas as capelas juntamente com o trabalho de edição e tratamento das imagens levou aproximadamente um ano. Tal trabalho resultou na série de imagens apresentadas nesta galeria, sendo que algumas delas foram inseridas no Google Maps junto ao catálogo desenvolvido por Fernando Vieira, o qual possibilita e(ou) facilita o acesso das pessoas interessadas em visitar as capelas e a conhecer um pouco mais do nosso passado.


Acreditamos na relevância de nossa história, e na documentação dela através da arte, especialmente através da fotografia. Sendo assim, tais imagens representam mais do que simples parte do passado histórico de nossa cidade,  mas também nosso "espaço de experiência", nos ajudando a compreender melhor o nosso presente e possibilitando reflexões sobre o futuro.


Meus agradecimentos a Fernando Vieira, sem sua ideia, seu conhecimento, incentivo e dedicação essa série não seria possível.


Clique aqui para ver fotografias dos detalhes de algumas das capelas.

.

.

CONHEÇA MAIS DO MEU TRABALHO